2001, uma Odisséia no Espaço

2001, a Space Odissey (1968)
  • Ranking:
  • Média: 9,46 (226 votos)
Direção:
Stanley Kubrick
Ano:
1968 
País:
Estados Unidos, Inglaterra
Gênero:
Ficção científica, Aventura
Duração:
138 min. / cor
Título Original:
2001, a Space Odissey 
Elenco:
Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Robert Beatty, Sean Sullivan, Douglas Rain, Frank Miller  
Sinopse:
No século 21, astronautas liderados pelo experiente David Bowman e por Frank Poole são enviados a Júpiter para investigar um enigmático monolito que dá sinais de outra civilização. A bordo da nave Discovery, controlada pelo computador HAL 9000, eles partem, mas uma pane iniciaria uma tentativa de eliminar um a um dentro daquele ambiente. 

O que estão falando deste filme?

Existem 27 opiniões para o filme "2001, uma Odisséia no Espaço"

  1. Mestre Kubrick

    A maior obra-prima mundial. Simplesmente o melhor filme da história do cinema!

  2. ARTE!!!

    O melhor filme de todos os tempos. Inultrapassável, inatingível, imortal....

  3. 2001 Uma Odisseia no Espaço (Talvez o melhor filme de ficção científica realizado até aos dias de hoje)

    Víviamos uma época em que as duas superpotências mundiais existentes (EUA e URSS) disputavam o controle e influência politica sobre o nosso planeta. Um dos principais acontecimentos cientificos até aquele momento tinha sido o envio por ambos os paises de foguetões tripulados para o espaço, numa luta de gigantes em cada um procurava vencer, qual maratona transformada em corrida espacial. Foi pois com tais ingredientes que surgiu um trabalho cinematográfico magnífico falando exatamente sobre essa matéria. O Universo ainda era algo obscuro para nós e foi isso que Kubrick quis mostrar, propondo-nos a reflexão mais complexa que o cinema até aos dias de hoje já viu. O realizador iniciou este filme dizendo-nos que se levamos anos para dominar as ferramentas ao nosso dispor e a sobreviver neste planeta Terra, no espaço sideral regressamos às origens, tornamo-nos bebés novamente, temos de reaprender tudo, mas desta vez sem gravidade, pois os objectos fogem das nossas mãos e até caminhar torna-se algo muito difícil. Em conlusão Stanley Kubrick faz em 2001 Odisseia no Espaço uma abordagem para o próximo passo da evolução humana, fazendo-nos refletir e questionar sobre nossa própria existência.

  4. Originalíssimo

    "Não acredito numa arte que não tenha um cunho transformador" Transformar o enrredo, transformar o genero e o mais importante transformar o telespectador condensado a um desenvolvimento lógico e certo, um grande passo para a ação de se pensar cinema!!!

  5. Singular! Perfeito!!

    Uma obra q é até difícil d descrever d tão densa, profunda, ímpar......... O maior clássico da história do cinema? Quem sabe.......

  6. O melhor!

    Um filme que nos faz refletir sobre a nossa existência, Até hoje imbativel no genero!

  7. O maior filme de todos os tempos.

    Incrivel, pertubador, arrepiante, sonoro. Uma viagem inesquecivel. Impossivel assistir apenas uma vez. Kubrick, o maior diretor de todos os tempos, produziu nos anos 60 suas duas maiores obras-primas: 2001 e Dr. Fantástico.

  8. A IDEIA DE IDA A LUA

    FOI A PARTIR DETE FILME QUE OS AMERICANOS TIVERAM A IDÉIA DE FORJAR A IDA A LUA, O KUBRICK DEVE TER SIDO O DIRETOR DO FILMINHO QUE NOS ENGANOU A TODOS NOS ANOS 70 - ASSISTAM DOCUMENTÁRIO SOBRE A FARSA TODA DA IDA A LUA - O NOME DO DOCUMENTÁRIO É: Conspiracy theory - did we land on the moon - PODE SER BAIXADO DA INTERNET, VALE A PENA ASSISTIR E TEMOS DE FICAR ESPERTOS. COMO DIZIA KUBRICK E INVERTENDO - DE OLHOS BEM ABERTOS... HE HE HE

  9. O Melhor

    Como se já não bastasse a extraordinária história desse filme, ele também tem um diretor genial, Stanley Kubrick, simplesmente histórico. É uma história que faz você pensar sobre o passado, o presente e o futuro do homem, é imperdível, se existisse um livro chamado 1 filme para ver antes de morrer, 2001 uma odisséia no espaço teria que ser essse filme

  10. Mistico

    Um filme para sentir e não assistir simplesmente.

  11. Gosto não se discute

    E tem gente que acham que Tiririca e Mc Serginho são insuperáveis como cantor e compositor, como também tem gente que afirmam que 2001, Uma Odisséia no Espaço é a pior coisa que se intitula de filme. Contudo para as duas situações acima o que conta mesma é a percepção e o raciocínio. Qual seria o sentido do filme? Entreter, contar uma estória e etc. Todos são assim, com a exceção de um “2001, Uma Odisséia no Espaço”, que é a própria História, é a chave e a porta para um mundo de reflexões, uma viagem que poucos conseguem entender, é inusitado, maravilhoso, espetacular. Não é um filme, é o nosso futuro visto pela imaginação daqueles que conseguiram interagir com a realidade.

  12. Lento, confuso, mas Brilhante.

    Confesso que dormi nas duas primeiras tentativas (por causa da lentidão e da trilha sonora, que é ótima, mas muito relaxante rs), os efeitos são incomparáveis, a música é sensacional e o roteiro e a moral que o filme tenta transmitir apesar de ser muito difícil de entender são coisas de gênio.

  13. muito bom

    esse filme e um classico, pois e um filme que mostra o futuro como ele era na espectativa de todos.

  14. Fala muita coisa

    Stanley Kubrick é um gênio, sem dúvida alguma, ele expressa tudo o que quer contar sem precisar de muitas palavras, apenas com imagens, produção inigualável, ele com certeza sempre esteve à frente de sua época... Muito bom filme...

  15. the best of ficçao

    quando assisti a esse classico tive a sensasão de ter tido um orgasmo visual,e não é brincadeira pois esse filme é muito louco o mehor filme de ficção feito até hoje e feito pelo melhor diretor de todos os tempos

  16. O Cara é um gênio!

    Fantástico! Kubrick é inigualável!!!

  17. Ótimo

    Bom eu adorei esse filme ,principalmente no inicio quando mostra um grupo de macacos e um se torna diferente ,lider nato com resquio do que seria inteligencia ,mais pro meio do filme ele se torna cansativo e um tanto lento ,mas o final é surpreendente ,e confesso que é meio confuso !!

  18. Pra pensar

    Um filme que nos faz refletir sobre a nossa ínfima existência, conflitando com a nossa grandiosa mente, sendo ela, tão perfeita quanto o HAL 9000, porém, todos sabem o que aconteceu com ele.

  19. Bom, mas confuso

    Confesso que assisti esse filme umas 4 vezes e foi duro para entender. Talvez pela roteiro ótimo mas confuso. Inovador para época com um toque especial de Stanley Kubric. É um filme que para entender precisa muita atenção, ver pelo menos uma quatro vezes.

  20. Nota 10

    Um orgasmo visual.

  21. não gostei

    Não gostei do filme acho que esperava um final diferente, todo o restante do filme gostei sim, gostei da análise do desenvolvimento da humanidade, talvez a continuação dê um sentido ao final do filme. A trilha sonora realmente é maravilhosa.

  22. Excelente!

    Um aparente ficção científica que se revela em uma profunda análise da história da humanidade e, por consequência, do homem. Com uma das cenas mais belas do cinema - a morte de Hal, o computador perfeito. Inesquecível. Kubrick se superou neste filme extraordinário.

  23. Profundo

    Meu Deus, o que falar desse filme? Uma das experiências mais fantásticas da história do cinema - e como de costume com Kubrick, só teve seu valor reconhecido mais tarde. Absolutamente recomendado àqueles que gostam de um cinema mais filosófico, mas nada recomendado àqueles que gostam da ficção científica estilo Star Wars.

  24. Inesquecivél

    Na minha opinião, o melhor e mais instigante filme de todos os tempos! Nunca os elemenstos música, som e imagens foram tão harmônicamente utilizados. Pura inspiração criativa, em um filme ainda vivo, graças ao seu final cheio de interpretações e simbolismos. Genial!

  25. Luciano

    Todos os filmes de Stanley Kubrick merecem nota 10, mas esse é "hours concours"...e olha que quando o filme foi feito, o homem nem havia pisado na lua...

  26. Cansativo

    Bonito, parece legal mas o filme é lento, demorado e cansativo, me fez dormir no cinema e na tv, e até hj não consegui ver o final. É um filme pra assistir com paciência, um dia talvez eu tenha para tentar assistir de novo... Não merece tantos votos assim, tem filmes bem melhores... Daria nota 6 mas dou nota 1 já que não merece estar entre os top10 e porque aliás nesse site nem estão listados todos os filmes... procurei um muito bom que não encontrei nas buscas,é uma pena... Entendo que existem muitos filmes antigos que revolucionaram mas aqui tem MUITA velharia. O site deixa a desejar por não haver espaço para críticas e opiniões sobre o mesmo e um filtro melhor para buscas. nota 6 para o filme e para o site,que é muito bom mas tem muito a melhorar

  27. Horrível!.

    Muito interessante o filme. Mas não vejo o porquê da nota ser tão elevada. Já assistir filmes de ficção cientifica bem melhores!. E com nota bem a baixo desta. O filme é muito lento você pode assisti-lo até fazendo outra coisa alheia, NÃO RECOMENDO.





© 2006 Melhores Filmes